Presentation at Explorando Redes 2 in Porto

02.Maio.2012 | Salão Nobre, ICBAS
Em formato de colóquio, pretende-se nesta última iniciativa do ciclo e de modo explícito explorar ligações da bioquímica com outras áreas disciplinares. Assim, para além de bioquímicos, as diferentes sessões terão como convidados especialistas de diferentes áreas e que na sua actividade desenvolvem trabalho no qual, de alguma forma, e apesar de uma abordagem diferente, se pode encontrar um interesse comum. O evento será estruturado em três sessões, designadamente: “Doença oncológica”, “Ciência e arte/s” e “Uma história à volta da investigação sobre SIDA”, conforme se descreve de seguida.
PROGRAMA
[o colóquio decorrerá ao longo da tarde; detalhes em actualização]
Doença oncológica
moderadores: Fátima Gärtner e Rita Pinto
A presente sessão foca-se sobre o corpo doente e, mais especificamente, explora diferentes modos de existência da doença oncológica. Oscilando entre a investigação no laboratório para a compreensão da base molecular e tecidular do processo, as diferentes vertentes da prática (e da investigação) clínica, a forma como o cancro impacta o indivíduo e a sociedade e se pode constituir em objectos de conhecimento e acção sobre o mesmo, ou ainda o que poderá ser a existência da doença na web 2.0 para o paciente-cidadão informado, são múltiplas as dimensões nas quais a doença oncológica se perspectiva e que serão aqui apresentadas.
painel de oradores:
Rita Barros
Rui Henrique
Susana de Noronha
Nuno Duarte Martins
Ciência e arte/s
moderadores: Manuel João Monte e Matilde Viegas
Ciência na interface com o público – seja este o ponto de partida, cruzamentos ciência e arte/s no contexto de comunicação de ciência. É frequente neste cenário o apelo à/s arte/s e assim a mostra de objectos híbridos. Esta sessão parte daí, e do caso da bioquímica, para ensaiar a ideia de que esses cruzamentos vão para além de uma simples estetização daquilo que importa mostrar, de colaborações de superfície onde o papel da/s arte/s se reduz ao de ferramenta. As diferentes contribuições trarão casos concretos e argumentos para uma discussão em torno da natureza e profundidade destas colaborações, daquilo que possam representar em diferentes domínios, ou ainda do modo como em cada um dos casos se produz conhecimento.
painel de oradores:
Miguel Gomes
Marta de Menezes
Inês Moreira
Heitor Alvelos
Uma história à volta da investigação sobre SIDA
moderadores: Alexandre Quintanilha e Raúl G. Saraiva
Em Setembro de 2011 foi noticiada a publicação de um artigo na Nature Structural and Molecular Biology reportando a elucidação da estrutura 3D de uma proteína retroviral com a contribuição de leigos através de um jogo colaborativo online – Foldit. Esta sessão organiza-se a partir deste evento, daqui partindo para explorar diferentes dimensões do conhecimento na luta contra a SIDA – a descoberta da estrutura de proteínas e sua importância no desenho de novos fármacos, a participação de não especialistas neste tipo de projectos de investigação científica, o papel do jornalismo de ciência na informação e intervenção junto ao público em geral e as suas dificuldades nesse processo, e finalmente, próximo dos seres humanos e das suas preocupações neste âmbito, a dimensão epidemiológica e social da doença.
painel de oradores:
Daniel Dourado
Nelson Zagalo
Ana Gerschenfeld
Henrique Barros
…..

Leave a Comment